eds-topo-jovens-2 (1).png

O que aconteceria no espaço educativo se todos os envolvidos passassem a ajudar uns aos outros?

428dc0cc-fa90-46eb-a1a0-f586fc50eaea.png
base-decio-EDS (1).png

" A educação tem o poder de mudar o mundo. Um novo tempo pede uma nova postura."
Décio Fábio de Oliveira Júnior

A grande mudança...

A educação traz consigo o maior potencial para transformar uma sociedade. Essa é a frase mais impactante e verdadeira da qual nós, do Instituto de desenvolvimento sistêmico para a Vida – IDESV, já tomamos consciência.
 
A importância do ato educativo é inegável para todos aqueles que estiveram na escola. Ainda assim, sabe-se que ao longo de sua existência, aconteceram vários movimentos que retardaram seu desenvolvimento.
 
Como se não bastasse, desde o ano de 2020 a educação tem enfrentado as consequências da crise que se instalou com a Covid-19.  Nos últimos meses o sistema educacional teve que repensar toda a sua estrutura. Além disso, alguns “motivos” para sua existência caíram por terra. Nesse ínterim, temos visto muitos educadores questionando a razão de ser do seu trabalho. Mas nós sabemos a resposta para esse questionamento.
Já é sabido que, com a expansão das redes de navegação, a escola enquanto detentora do conhecimento está ficando obsoleta. 
 
Também é sabido que as maiores crises enfrentadas pelos educandos não estão na ausência do conhecimento. Estão, na verdade, na falta das relações que antes se estabeleciam no chão da escola.  
 
Sabemos que a crise sanitária em si, irá passar. Mas queremos te perguntar:
prof (1).png
Será que a escola voltará um dia a ser a mesma?
 
Chegou a hora de mudarmos nossa postura diante do processo educativo, acrescentando à ênfase no conhecimento, uma postura favorável ao estabelecimento de relações saudáveis e produtivas.
 
Nós, enquanto entusiastas da educação, elaboramos uma solução simples e efetiva para apoiar você nesse processo de mudanças.

Calma, vamos explicar do que se trata...
Centro Gradiente Transparente
A Educação Sistêmica surge a partir de educadores do mundo inteiro que levaram o conhecimento das três leis que regem os relacionamentos (equilíbrio, ordem, pertencimento) para dentro de suas salas de aula. Esse trabalho trouxe excelentes resultados no que se refere a disciplina, relacionamentos entre alunos e, principalmente, na aprendizagem.
 
E esse tem sido nosso propósito nos últimos sete anos pelos quatro cantos do Brasil: difundir os conhecimentos da Educação Sistêmica e contribuir para uma realidade escolar mais leve, alegre e efetiva. E é também nosso propósito tornar esse conhecimento mais amplo possível, facilitando a atuação de qualquer profissional que chegue até nós. 
 

Será uma alegria se você vier conosco.

Centro Gradiente Transparente

Estrutura do Curso


A formação em Educação Sistêmica é dividida em quatro módulos separados por determinado espaço de tempo. Cada módulo possui objetivos específicos de acordo com o conteúdo programático:

Centro Gradiente Transparente

1º Módulo

Aula 01 – Boas Vindas

Aula 02 – Apresentação Roseli

Aula 03 – História do IDESV por Wilma Oliveira

Aula 04 – Postura sistêmica fenomenológica

Aula 05 – Quem é Bert Hellinger

Aula 06 – A história da Educação Sistêmica

Aula 07 – As três consciências

Aula 08 – Amor cego e amor que vê

Aula 09 – A história da pedagogia sistêmica em alguns países e no Brasil. O que é pedagogia-educação sistêmica

Aula 10 – Exercício de visualização – Os professores que passaram por nossa vida

Aula 11 – A teoria geral dos sistemas e as percepções sistêmicas

Aula 12 – Exercício do Lugar

Aula 13 – Escolas municipalizadas, como fica a ordem com a entrada de novos professores

Aula 14 – Exercício – Olhar os pais através da criança

Aula 15 – Conexão com os pais

Aula 16 – Exercício primeiro dia de aula

Aula 17 – Exercício representação da cena do primeiro dia de aula

Aula 18 – A ordem na relação docente – aluno, família

Aula 19 – Sistemas intercalados

Aula 20 – Como lidar com os “diagnósticos” na escola

Aula 21 – A escola que temos e a escola que queremos

Aula 22 – Sugestão de Atividade: Dinâmica de confecção dos bonecos em sala de aula

Aula 23 – Sugestão de Atividade: Ordem e Pertencimento com areia colorida

Aula 24 – Sugestão de atividade: A história de pai e mãe, misturinha

Centro Gradiente Transparente

2º Módulo

Aula 01 – Exercício do crachá com nome dos pais e apresentação dos pais e avós

Aula 02 – Dimensão Transgeracional

Aula 03 – A linhagem da qual viemos – parte 1

Aula 04 – A linhagem da qual viemos – parte 2

Aula 05 – Desenvolvendo a postura de respeito e reconhecimento

Aula 06 – Observações e Comentários do Exercício- Desenvolvendo a postura de respeito e reconhecimento

Aula 07 – O professor e a postura sistêmica

Aula 08 – Exercício – O cliente e a profissão

Aula 09 – A pandemia no cenário da escola

Aula 10 – Dimensão Intergeracional

Aula 11 – Pertencimento na escola – Exercício- Conexão e desconexão

Aula 12 – Observações e Comentários do Exercício Conexão e desconexão

Aula 13 – Exercício- Destino difícil do aluno – parte 1

Aula 14 – Observações e Comentários – Exercício- Destino difícil do aluno – parte 1

Aula 15 – Exercício- Destino difícil do aluno – parte 2

Aula 16 – Observações e Comentários – Exercício- Destino difícil do aluno – parte 2

Aula 17 – Dimensão Intrageracional

Aula 18 – O que eu preciso fazer para pertencer

Aula 19 – Exercício relacionado à acusação sobreposição

Aula 20 – Observações e Comentários – Exercício relacionado à acusação sobreposição

Aula 21 – Exercício – Simulação de atendimento em caso de briga

Aula 22 – Exercício – Eu e o outro em conflito – Demonstração do equilíbrio

Aula 23 – Exercício de encerramento

Aula 24 – Explicação do dever de casa Brasão, fotograma e genograma

Centro Gradiente Transparente

3º Módulo

Aula 01 – Revisão dever de casa 2º Módulo

Aula 02 – Ordens da ajuda- Pais, professores e escola no lugar de cada um

Aula 03 – Exercício: O professor e a mãe do aluno

Aula 04 – Exercício: O que o aluno precisa

Aula 05 – Exercício: O efeito do julgamento, da pena e de amar o outro como é

Aula 06 – Procedimento de Anatol Rapoport

Aula 07 – Exercício: O efeito da postura do professor 20 anos a frente

Aula 08 – O efeito da importância pessoal

Aula 09 – Exercício: O impacto da postura no futuro

Aula 10 – Efeitos da postura do professor sobre o sistema do aluno

Aula 11 – Exercício: Honrar o professor anterior

Aula 12 – Exercício: Ordem e exclusão

Aula 13 – Exercício: Contos e a lei do pertencimento A história 7 corvos

Aula 14 – O desenho da família e Brasão do futuro – Dever de casa

Aula 15 – Exercício: O ajudante imaginário

Aula 16 – Exercício de encerramento

Centro Gradiente Transparente

4º Módulo

Aula 01 – Como conseguir uma educação de excelência

Aula 02 – Ensinar usando a cognição

Aula 03 – Exercício: Adaptando a linguagem ao nível concreto

Aula 04 – Exercício: Não existe aprendizagem sem consequência

Aula 05 – Comentário Vídeo: “Adestrando cães – Cesar Milan, como os donos se tornam líderes”

Aula 06 – Exercício: Assumindo o controle da sala de aula

Aula 07 – O controle

Aula 08 – Lidando com a exclusão

Aula 09 – Exercício: Efeitos do aluno preferido

Aula 10 – Cotas para alunos

Aula 11 – Exercício: Governo, sociedade, escola

Aula 12 – Análise do dever de casa

Aula 13 – Os pais dos meus professores, os professores dos meus pais

Aula 14 – Exercício: Pertencimento motivação – dentro ou fora do campo da escola

Aula 15 – Exercício: Como vou trabalhar quando incorporar a postura sistêmica

Aula 16 – O último ano de trabalho vivido

Aula 17 – Exercício: Comparando experiências – Eu e minha experiência desagradável

Aula 18 – Exercício: Ponto de contato – o que eu admiro no meu inimigo

1ba0c454-0957-4ad9-9bcc-241cb9b401cf.png

A instrutora

Roseli Evangelista Ferreira

 

Pedagoga com Especialização em Orientação e Supervisão Escolar pelo Centro Universitário de Patos de Minas com mais de 23 anos de experiência em escolas públicas e particulares, sendo 18 anos atuando com a abordagem sistêmica; Especialização DEP – Dinâmica Energética do Psiquismo e em Terapias Transpessoal pela UNIPAZ. Capacitação em Educação em Valores Humanos pela Fundação Peirópolis.

 

Participou de várias Workshop, Seminários e Treinamento promovidos pelo IDESV desde 2000 e desde 2016 é instrutora do Treinamento em Educação Sistêmica pelo IDESV com mais de 1600 horas na condução dos trabalhos.

Desde 2000 é coordenadora do Projeto Renascer, que tem como princípio metodológica a visão a postura e atuação da educação sistêmica aplicada no dia a dia da sala de aula com crianças e adolescentes do ensino fundamental, bem como, com suas famílias. 

Centro Gradiente Transparente
aula-Online (1)_edited.png

O que você vai receber...

Um curso impactante: as experiências e estudos validam a efetividade dos conhecimentos teóricos. Para além disso, as dinâmicas aplicadas permitem a compreensão de qual postura traz efetividade ao processo educativo.

 

- Amplamente aplicável: através de exercícios simples que mudam a postura diante do outro, é possível compreender como todo o processo educativo prospera.   

- Um conhecimento aliado ao método: a Educação Sistêmica é aplicável em paralelo com todos os métodos. O objetivo principal não é ensinar aos profissionais O QUE devem fazer e sim o COMO. Esse novo olhar é que fará a diferença no processo educativo.  

 

- Método simples: a Educação Sistêmica sugere dinâmicas e exercícios simples, que podem ser feitos durante a aula, enquanto se ensina o conteúdo.

 

- Método de efetividade comprovada: ao longo dos últimos sete anos já formamos mais de 1000 educadores sistêmicos nos quatro cantos do Brasil e até fora dele.

 

- Um recurso para a indisciplina e déficit de aprendizagem: já nos foi relatado inúmeras vezes que, através das intervenções da educação sistêmica, o educando tem verdadeiros saltos na disciplina, interesse de aprendizagem e potencial. 

Centro Gradiente Transparente

PRESENTES EXCLUSIVOS!

✔️ 12 aulas Online ao vivo (Tira Dúvidas)  
✔️ Canal Exclusivo no Telegram  
✔️ Livro: Educação Sistêmica  
✔️ Descontos exclusivos em livros da Editora Atman    

O que esse curso não é...

Não é voltado apenas aos professores: sua aplicabilidade se coloca para além dos limites da sala de aula. As práticas desenvolvidas são válidas para tantas outras relações educativas quanto forem propostas.  

Não é  formação de terapeutas infantis: trata-se muito mais de uma observação dos princípios naturais que regem os relacionamentos humanos. E a partir desse entendimento já observamos muitos efeitos positivos na vida dos alunos e no ambiente educativo.  

Não é  curso de constelação: no curso de Educação Sistêmica o educador irá conhecer atividades lúdicas favoráveis ao trabalho com as leis que regem os relacionamentos (ordem, pertencimento, equilíbrio). Não se trata, no entanto, que ele deva constelar seus educandos e nem qualquer envolvido no processo educativo.  

Centro Gradiente Transparente

BENEFÍCIOS...

  • Conheça as três leis que regem os relacionamentos e sua aplicação nos ambientes educativos.
  • Aprenda a transpor o foco competitivo da escola para um foco cooperativo através do conhecimento sistêmico.
  • Desenvolva e ensine aos seus educandos habilidades sociais e relacionais.
  • Adquira habilidades raras para atuar nos moldes da educação atual. 
eds-pessoas (1).png
eds-topo-jovens-2 (1).png

JURACY CHRISTINA

- Foram mudanças muito significativas na minha sala de aula, em cada criança. E isso reverberou nos pais e em mim - que até então vinha desgostosa da educação.

- Nessa formação eu fui transformando a minha vida e aprendi coisas que jamais vou esquecer.

- Não foi só uma transformação profissional, foi uma transformação na minha vida. Eu recomendo para todas as pessoas, principalmente para professores e pessoas que trabalham com seres humanos, com crianças e suas famílias.

GENILDA BATISTA

- Eu percebi que a disciplina da sala estava excepcional, o envolvimento dos meninos, o aumento da aprendizagem e sem falar no respeito dos alunos uns com os outros dentro da sala.

- Em 2019 eu tive a oportunidade de fazer o curso de Educação Sistêmica e sentir na pele o que é ser uma professora sistêmica.

- Nesse curso eu tive a oportunidade de saber quem eu sou, de onde eu vim, qual a minha missão e o que eu tenho de melhor para trazer aos meus alunos.

JORDANA GONÇALVES

- Desde o curso houveram várias mudanças na minha vida, tanto no aspecto profissional quanto na minha vida pessoal.

- Depois que eu tive contato com as três leis que regem os relacionamentos, as minhas relações se tornaram mais leves, produtivas e mais proveitosas.

ALINE DIAS

- O curso foi uma revolução na minha postura enquanto professora e o resultado com os alunos foi excelente: muito mais respeito, admiração dos meus pequenos... Uma relação mais favorável ao aprendizado.

- A educação sistêmica ensina o professor a ser efetivo de forma mais leve na sala de aula. E o resultado são os olhos das crianças, que brilham cada vez que você incluiu a mamãe e o papai delas no seu coração.

CERTIFICADO DE 25 HORAS

EATS.png

INVESTIMENTO
CURSO EDUCAÇÃO SISTÊMICA ONLINE

Opção 01: Com desconto de 17% em parcela única de R$ 1.643,30 (Cartão de Crédito ou PIX)

Opção 02: 12 (doze) parcelas mensais de R$ 165,00 (Cartão de Crédito)

 "O trabalho sistêmico nas escolas pode ser precursor para um novo conceito de escola."  
Marianne Franke-Gricksch