Descubra a Arte de Criar Conexões Profundas no Aconselhamento com seu Cliente: Aprenda com Décio Oliveira Jr.
Muitas vezes, os profissionais que atendem pessoas necessitadas de apoio no aconselhamento sistêmico enfrentam dúvidas quanto à condição do caso ou quanto à aderência do cliente às soluções propostas, que são frequentemente necessárias para a resolução do problema, vamos dizer assim.
E isso nem sempre se deve à incompetência ou à dificuldade técnica do facilitador de constelações. Muitas vezes, ocorre porque certos princípios básicos, que criam o rapport necessário, não são aplicados.
Tendo trabalhado como médico por mais de 20 anos, percebi que certos princípios essenciais precisam estar presentes na relação entre o ajudante e o cliente, para que efetivamente o cliente tenha a devida aderência ao processo terapêutico e aos passos necessários para alcançar o sucesso na solução de sua questão.
Neste Curso de Atendimento Individual e Histórias, vamos orientar os facilitadores em Constelações envolvidos no aconselhamento sistêmico de seus clientes sobre quais são esses passos essenciais e como abordar eventuais dificuldades para alcançá-los.
Explicaremos a ordem desses passos e as premissas básicas que precisam ser cumpridas antes de o facilitador conduzir a constelação para seu cliente.
Este método foi criado e exaustivamente testado por mim durante meus 25 anos de trabalho intenso com as constelações. Esse passo a passo, que entrego aos alunos certificados em nosso TCF/TRIS, garante que, ao final do curso, todos os participantes consigam aplicar as constelações com relativa facilidade, desde que sigam todas as instruções recomendadas.
Bem-vindo a uma forma inteiramente nova, singela e eficaz de ajudar seus clientes.
Décio Oliveira Jr
ATENÇÃO: O Curso Atendimento Individual e Histórias foi desenvolvido exclusivamente para alunos certificados no TRIS/TCF com Décio e Wilma.
DEPOIMENTOS
Isabela Couto
Consteladora e Psicoterapeuta
Márcio Lopes
Gestor de Projetos e Especialista em Inteligência Sistêmica
Erika Fequettia
Consteladora Familiar e Empresarial
Lucía Pozzi
Advogada e Consteladora
O que é necessário para atender individualmente com a abordagem sistêmica?
O IDESV observou esta grande tendência no atendimento individual e se prontificou a desenvolver um método que atendesse a esta demanda, uma vez que a evolução é sempre constante nas vidas daqueles que trabalham a partir da Abordagem Sistêmica . Este modelo de atendimento é uma forma especial de ajuda, com aspectos técnicos e de postura específicos.
APRENDA A AJUDAR MAIS, FAZENDO MENOS!
Nos módulos do treinamento essa abordagem é ensinada de maneira mais breve no último módulo para os alunos IDESV.
Este curso é na verdade um módulo especial e opcional, que tem como objetivo levar nossos alunos certificados no treinamento IDESV a um passo adiante na compreensão do "COMO" usar as diversas modalidades de atendimento individual; a postura adequada para ajudar o cliente; as limitações e oportunidades da abordagem; bem como o uso de histórias que geram insights e percepções no cliente.
Esse curso é altamente prático e focado em tornar você um profissional habilitado para o atendimento individual.
Sieglinde Schneider
Uma pequena homenagem e expressão de gratidão à nossa amada professora Sieglinde Schineider, a precursora do Atendimento Individual na visão sistêmico fenomenológica.
CONTEÚDO
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A postura interna necessária no atendimento individual
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Ajudando o cliente a definir seu tema
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Condições de engajamento: O cliente está pronto?
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Eu sou só o ajudante! A importância de saber o lugar do ajudante no atendimento individual.
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A posição das cadeiras ao atender: influência no trabalho?
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O que colocar e o que não colocar
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Histórias – como e quando usar
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Que histórias?
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Observando o cliente
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Ouvindo o cliente
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Interrompendo o cliente
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A discussão – evitando opiniões
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Mantendo o cliente no agora
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Garantindo um modelo auto-responsável de ajuda
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O movimento paradoxal – atingindo a alma do cliente
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Colocações com bonecos – as bases
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Colocando-se dentro do sistema do cliente sem sair do lugar
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Âncoras de solo
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Visualização
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Entrando e saindo de campos
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Exercícios de percepção
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Exercícios de supervisão
O QUE VOCÊ VAI APRENDER
✔ Um roteiro passo a passo na entrevista para entender o tema real do cliente e seu devido comprometimento com o resultado.
✔ Vai explorar pessoalmente, com seu próprio corpo, diversas modalidades de Atendimento Individual.
✔ Descobrirá como utilizar bonecos, âncoras de solo, visualização e representações mínimas, tudo isso com o objetivo de oferecer um leque de possibilidades para o suporte e orientação aos seus clientes.
✔ Você terá a oportunidade de praticar em duplas, sendo supervisionado. Isso te dará a segurança de aplicar os conceitos aprendidos em casos reais, seja em seu próprio consultório ou atendimento online ou até mesmo em grupo.
✔ Saberá a importância e o jeito certo de utilizar as histórias, pois são poderosas para gerar insights e percepções profundas no cliente, enriquecendo ainda mais o seu atendimento.
✔ Te darei um plano de atendimento objetivando maior eficiência na sua entrega, com foco em dois resultados que todo profissional sonha: um aumento do preço de sua hora de atendimento e mais tempo livre para sua vida pessoal.
CERTIFICADO DE 25 HORAS
calendário XXI AIH TP
MÓDULO ÚNICO
29 a 31 de agosto de 2025
SEXTA - 14h às 20h30m | SÁBADO - 09h às 20h30m |DOMINGO - 09:00 às 19h
Material Necessário
Os alunos devem ter o kit de bonecos ou figuras que usam para seu atendimento individual.
É fundamental ter os bonecos em mãos durante o curso.
Quem ainda não possui poderá adquirir na Editora Atman com desconto exclusivo para alunos AIH (cupons disponíveis após confirmação da inscrição) e ainda escolher entre dois modelos.
Ou, se preferir, é possível adquirir um kit na Alemanha, através da Carl-Auer.
lEITURA PRÉVIA
Sugerimos a leitura dos livros abaixo
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"Minha voz irá contigo" de Sidney Rosen.
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'O Amor do Espírito" de Bert Hellinger
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"No centro sentimos leveza" de Bert Hellinger
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"A Simetria Oculta do Amor" de Bert Hellinger